terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Helicon Remote - Controle Sua DSLR Pelo Computador ou Dispositivo Android

INTRODUÇÃO

O Helicon Remote é um programa desenhado para controlar remotamente a sua DSLR, através do seu computador (compatível com Windows e Mac OS) ou dispositivo Android (Smartphone ou Tablet compatível com o recurso USB OTG).


PRINCIPAIS UTILIDADES

O Helicon Remote é muito útil para diversas aplicações, mas como principais, podemos citar:

• Controle remoto com inúmeras funções, para fotos e vídeos. O Helicon Remote não só substitui os controle remotos portáteis (sempre vendidos separadamente), como tem muito mais funções disponíveis. Perfeito para controlar a câmera quando ela está em uma posição desconfortável de visualizar a foto, ou mesmo em situações cotidianas, para reduzir a trepidação causada pelo apertar do botão disparador, etc.

• Bracketing (Variação) automático de foco. Perfeito para a utilização da técnica Focus Stacking (Empilhamento de Foco), especialmente na área da Macrofotografia, onde as variações dos passos de foco precisam ser extremamente pequenas e precisas para conseguir criar uma imagem final totalmente nítida.

• Bracketing (Variação) automático de exposição. Apesar de a maioria das câmeras DSLR já ter este recurso embutido, no Helicon Remote, existe uma gama bem maior de possibilidades, tanto na variação quanto na quantidade de fotos totais. Este recurso é excelente para a criação de fotos em HDR.

• Fotos sequenciais com intervalos programados, possibilitando a criação de Time-lapses.

Entre outras...


ONDE E COMO BAIXAR

Para baixar o Helicon Remote, é muito fácil. Primeiro, clique aqui para acessar a página oficial de downloads da Helicon. Já na página, role-a para baixo, até encontrar as opções de download do Helicon Remote.


Por fim, escolha entre Windows, Mac OS ou Android, e clique no botão "Download" da respectiva plataforma escolhida. Após terminado o download, basta instalar e começar a usar o Helicon Remote.

Lembrando que nesta postagem, o Helicon Remote que eu estarei dando mais detalhes é para a plataforma Windows. As funções são as mesmas em todas as plataformas, mas a interface é um pouco diferente.


POR ONDE COMEÇAR

Para usar o Helicon Remote, você vai precisar basicamente de três coisas: o programa (que você já deve ter baixado e instalado), uma câmera DSLR compatível e seu respectivo cabo USB (aquele que veio com a câmera mesmo, não é nenhum cabo adicional diferente ou especial).

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Para ter certeza se a sua câmera é compatível com o programa, clique aqui para consultar a lista de câmeras suportadas, no site oficial da Helicon. Algumas poucas câmeras também conseguem se conectar via Wi-Fi, sem a necessidade de utilizar um cabo USB.

Confirmando a compatibilidade, tudo que você tem que fazer é inserir o cabo USB na sua câmera, ligá-la, inserir a outra ponta do cabo USB no seu computador (ou dispositivo Android, se for o caso), esperar a câmera ser reconhecida e iniciar o programa Helicon Remote.

Feito isso, o Helicon Remote deve automaticamente ativar o Live View da sua câmera, para exibir o que ela está capturando diretamente na tela do programa. Se isso não acontecer automaticamente, basta clicar no botão "Toggle live view" (atalho Ctrl + L no Windows) para ativar o Live View manualmente.



POR DENTRO DO PROGRAMA

Com uma câmera compatível reconhecida, o Helicon Remote iniciado e o Live View ativo, você já pode começar a usar o programa. Vamos dar uma passada rápida na função de cada botão e quadro de ajustes da tela principal do Helicon Remote.



1-Botão "Toggle live view": Serve para ligar e desligar o Live View da câmera. Obviamente, somente com o Live View ligado é possível visualizar na tela do programa o que a lente da câmera está capturando.

2-Botão "Fast preview": Serve para tirar uma foto rápida de amostra, que é transferida imediatamente para a tela do programa e descartada logo após visualizada. É útil para checar como a foto vai ficar, antes de começar uma grande sessão de verdade.

3-Botão "Auto Focus": Como o próprio nome já diz, serve para fazer o foco automático. Ao clicar neste botão, o ponteiro do mouse vai mudar. Com este novo ponteiro, você pode clicar em qualquer lugar da tela que o Live View da câmera está exibindo no programa, que o foco será feito automaticamente lá.

4-Botão "Take picture": Serve para tirar uma única foto, utilizando as configurações de exposição atuais. Diferente da foto feita com o botão "Fast preview", esta é feita em tamanho total e não é descartada da memória. Por ter um tamanho maior, ela demora mais tempo para ser transferida e exibida na tela do programa.

5-Botão "Start shooting": Serve para iniciar uma sessão contínua de fotos. Antes de iniciar, é preciso programar o tipo de sessão que será iniciada: com bracketing de foco e/ou de exposição. Caso contrário, o botão não funciona.

6-Botão "Stop shooting": Serve para interromper a sessão anteriormente iniciada pressionando o botão "Start shooting". O botão só fica disponível quando uma sessão de fotos está em andamento.

7-Botão "Time lapse": Serve para iniciar uma sequência de fotos, com um número X de fotos totais e um intervalo Y entre elas, que posteriormente pode ser compilada em um vídeo no estilo Time-lapse.

8-Botão "Helicon Focus": Se você tiver também instalado em seu computador, inicia o Helicon Focus, outro programa da Helicon, que serve para a união de diversas fotos com pequenas variações no ponto de foco em uma só com o foco perfeito (Focus Stacking).

9-Quadro "Camera Settings": Aqui é exibido o modo de exposição (Exposure Mode) - que você só pode selecionar na câmera - e as demais configurações de exposição, como Velocidade do Obturador (Time), Abertura do Diafragma (Aperture), ISO, EV (Valor de Exposição) e Qualidade da Imagem (Quality) - que você só pode selecionar no programa.

10-Quadro "Histogram": Aqui é exibido o Histograma ao Vivo. Perfeito para controlar a exposição minuciosamente em tempo real.

11-Quadro "Focus Bracketing": Aqui você pode controlar os passos de foco da sua lente milimetricamente e com intervalos exatos: algo humanamente impossível. Para quem faz Macrofotografia e costuma usar a técnica Focus Stacking, é uma verdadeira mão na roda.

Você pode programar, por exemplo, um ponto de foco inicial "A" e um ponto final "B", e definir a quantidade de fotos (Shots) que serão feitas entre estes pontos, além do intervalo (Interval) entre cada foto. Tudo isso será feito continuamente e automaticamente. Simplesmente excelente!

Ainda neste mesmo quadro, você conta com uma exclusiva calculadora de profundidade de campo (botão DOF), e as opções "DOF Preview" (Pré-visualização de Profundidade de Campo - apenas para câmeras da Canon), "Focused" (exibe as áreas em foco na tela destacadas em azul) e "Enable burst bracketing" (Habilitar bracketing para fotos contínuas rápidas).

12-Quadro "Exposure Bracketing": Aqui você define as configurações para fazer bracketing de exposição: número de fotos (Shots), diferença de EVs entre cada foto (Step) e qual variável de exposição priorizar (Mode).

13-Quadro "Advanced Settings": Aqui você ajusta algumas configurações avançadas, como: compensação de exposição do flash (Flash compensation), modo e cortina do flash (Flash mode), balanço de brancos (White balance) e temperatura de cor (Temperature), caso o balanço de brancos esteja nesta opção.

14-Quadro "Burst shooting": Aqui você pode fazer uma sequência de fotos contínuas, selecionando o modo de disparo (Shooting mode) contínuo rápido ou contínuo comum, e o número total de fotos (Shots). Para iniciar a sequência, basta clicar no botão "Start burst shooting". E para interrompê-la no meio, clique em "Stop burst shooting".

Para gravar um vídeo, vá no menu "Tools" e clique em "Start recording video", ou simplesmente pressione o atalho Ctrl + Shift + X (somente no Windows).

No mesmo menu "Tools", também existe uma opção chamada "Hyperfocal distance calculator".



Se você é um usuário mais avançado e sabe como funciona a Distância Hiperfocal, esta calculadora embutida pode ser muito útil para esta finalidade.

No menu "File", você tem acesso à opção "Preferences" (preferências do programa).



Lá você pode ajustar algumas preferências, como "Language" (idioma - infelizmente ainda não há tradução para o Português), "Fast preview time" (tempo de visualização da foto rápida de amostra), "Image review" (tempo de visualização da foto em tamanho total), entre várias outras.


LIMITAÇÕES DA VERSÃO GRATUITA

Durante 30 dias - o período de avaliação -, o Helicon Remote mantém as sua funcionalidades completas. Passado este período, o programa se torna limitado ("LIMITED FUNCTIONALITY"), podendo fotografar usando ele somente na pior qualidade disponível na câmera (JPEG Basic Small, no meu caso). Ou seja: nada de fotos em JPEG de alta qualidade, e muito menos em RAW.

Sabendo disso, se gostou do Helicon Remote e quer continuar utilizando-o, você tem duas opções: se conformar com a qualidade de imagem ruim, ou comprar uma licença do programa, para reativar a funcionalidade de fotografar em RAW e JPEG de alta qualidade.


COMO COMPRAR UMA LICENÇA

Para comprar uma licença do Helicon Remote, clique aqui. Atualmente, existem 3 opções:

- Para Android - Licença Ilimitada: U$ 48
- Para Android - Licença Ilimitada (Usuários Helicon Focus Pro): U$ 40
- Para Windows, Mac e Android - Licença Ilimitada: U$ 75

É possível pagar diretamente com um cartão de crédito internacional, pela plataforma de pagamento SWREG utilizado pela Helicon, ou via PayPal. Mesmo você não tendo um cartão de crédito, seja ele internacional ou não, é possível utilizar um cartão pré-pago virtual no PayPal e colocar créditos nele, pagando em reais via Boleto Bancário.


CONCLUSÃO

O Helicon Remote possui todos os recursos básicos necessários para operar uma câmera DSLR remotamente sem limitações, além de diversas funções únicas extremamente úteis, como o Bracketing de Foco e Exposição, o recurso Time-lapse, as calculadoras de Profundidade de Campo e Distância Hiperfocal, entre outras.

Além disso, ele oferece uma ótima compatibilidade, estando disponível para as plataformas Windows, Mac OS e Android. Todos estes fatores tornam o Helicon Remote, se não o melhor, um dos melhores programas do tipo controle remoto para DSLR. Parabéns aos desenvolvedores!


Até a próxima!