quinta-feira, 28 de julho de 2011

Módulo Básico - Aula 9 - A Distância Focal

Antes de mais nada, gostaria de agradecer pelos elogios que venho recebendo dos leitores do blog. Tudo isso me incentiva a continuar com o meu trabalho, que apesar de simples, estou vendo que está sendo de grande ajuda para muitos fotógrafos entusiastas, como eu. Estou longe de ser um profissional, mas todo o conhecimento que eu tiver, for adquirindo e puder transmitir a vocês, vou postando aqui no blog em forma de aulas. Bom, vamos a nossa aula de hoje!


A Distância Focal

A distância focal define o campo de visão de uma lente, que pode ser mais próximo ou mais distante. Como mencionado na aula anterior, você provavelmente conhece pelo termo "zoom", que é mais comumente usado. A distância focal é medida em milímetros(mm) e define o quanto você consegue ver através de sua lente. Quanto maior o valor em milímetros, mais reduzido se torna o ângulo de visão de sua lente. Ao contrário, quanto menor o valor, mais amplo se torna o ângulo. A distância focal é representada em milímetros por ser a distância entre o centro óptico da lente e o sensor da câmera.

Existem três principais classificações de lentes. As Grande Angulares(Exemplo: 28mm), que como seu próprio nome diz, tem um grande ângulo de visão, as Normais(Exemplo: 50mm), que tem um ângulo de visão similar ao olho humano(as vezes com pequenas variações) e as Tele Objetivas(Exemplo: 200mm), que tem um ângulo de visão bem pequeno, podendo se focar em assuntos mais distantes. Algumas também podem ser do tipo Macro, que permite a focalização em assuntos muito próximos(algo como menos de 50cm).

Existem lentes com distância focal fixa, as chamadas Lentes Prime e lentes com a distância focal variável, as chamadas Lentes Zoom. As lentes zoom oferecem uma gama de possibilidades, já que possuem uma distância focal variável. Para calcularmos a taxa de zoom de uma lente, devemos dividir a máxima distância focal que ela pode alcançar pela mínima. Por exemplo, uma lente com distância focal de 18-55mm, tem 3x de zoom. Dividindo 55 por 18, temos o resultado arredondado de 3x.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Mas cuidado ao avaliar a lente por sua quantidade de zoom, lembre-se que o que realmente importa é a distância focal, e não o zoom. Por exemplo, se pegarmos uma lente 70-200mm e dividirmos 200 por 70, teremos o resultado aproximado de 2.85x. Isso quer dizer que o alcance desta lente com valores maiores é ainda menor do que a que tem 18-55mm? Não! É por isso que o que realmente importa é a distância focal. A quantidade de zoom nos permite apenas determinar a versatilidade disponível que temos entre uma distância focal e outra.

Não se iluda ao pensar que uma câmera compacta tem um alcance maior do que uma mais avançada com uma boa lente, só porque ela tem zoom óptico de 10x ou mais. Isto não quer dizer necessariamente que ela tem um grande alcance, apenas que tem uma boa versatilidade para alternar entre ângulos de visão mais abertos e mais fechados.

Outra coisa que você deve desconsiderar totalmente é o zoom digital. Diferente do zoom óptico, ele não amplia de verdade a distância focal da lente, apenas faz uma ampliação artificial que expande grosseiramente os pixels da imagem, algo que você mesmo pode fazer e obter exatamente o mesmo resultado em qualquer programa de edição que permita ajustar as dimensões da imagem.

Vamos a alguns exemplos de distâncias focais e seus diferentes ângulos de cobertura da cena. Lembrando que em todos os exemplos, o fotógrafo se manteve exatamente no mesmo lugar, a única coisa alterada foi a distância focal da lente. Clique nas imagens para ampliar.







Espero que tenham gostado da aula de hoje. Continuem tirando muitas fotos e treinando cada vez mais.

Até a próxima aula!

Aula Anterior   Próxima Aula