segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Módulo Básico - Aula 15 - Entendendo as Lentes

Agora que já conhecemos todos os principais tipos de câmeras, vamos descobrir um pouco mais sobre as lentes, utilizadas como complemento obrigatório para as câmeras DSLR. Com tantos recursos diferentes abreviados, fica difícil saber as funções de cada uma delas. Vamos descobrir o que é toda essa salada de frutas de abreviações.


Entendendo as Lentes

O "nome completo" de uma lente costuma ser algo parecido com isso:

Nikon 18-105mm f/3.5-5.6G AF-S DX ED VR

Mas afinal, que diabos é tudo isso? Bom, vamos por partes.

Nikon é a marca da lente. Nikon, Canon, Sigma e Tamron são as marcas mais conhecidas.

18-105mm é a distância focal mínima e a máxima que a lente pode atingir. Neste caso, a mínima é 18mm e a máxima é 105mm. Dividindo a distância focal máxima pela mínima podemos descobrir a quantidade de zoom óptico que a lente nos oferece.

Mas como explicado na aula 9 sobre a distância focal, lembre-se que o zoom é apenas a versatilidade que temos disponível entre uma distância focal e outra, ou seja, uma lente com mais zoom não tem necessariamente uma maior distância focal. Existem lentes com as mais diversas distâncias focais, fixas e com zoom. Grande angulares, normais e tele objetivas, cada uma com a sua própria utilidade.

f/3.5-5.6G é a abertura máxima que a lente consegue usar em cada distância focal, mínima e máxima. Ao invés de "f/", por vezes pode estar "1:" no começo, ficando com o formato 1:3.5-5.6G. O significado é o mesmo. No exemplo citado, a distância focal mínima é 18mm e a máxima 105mm. Isto significa que deixando a lente em 18mm, a abertura máxima que conseguimos usar é f/3.5. Já deixando em 105mm, f/5.6. Lentes com aberturas maiores costumam ser muito mais caras, principalmente as tele objetivas com zoom.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Os detalhes citados até aqui estão presentes em todas as lentes, já os próximos, em cada tipo de lente pode ter ou não uma ou outra abreviatura que define um recurso incluso na lente. Primeiro, vamos ver as abreviaturas utilizadas pela Nikon. Se quiser saber apenas as abreviaturas de sua marca preferida, pode pular as partes que não interessam.



Nikon

D(Distance): As lentes com um "D" ao lado da máxima abertura utilizada pela lente(Por exemplo: f/1.4D), tem um anel de controle de abertura na própria lente. Estas lentes informam a distância do assunto focalizado para as câmeras que possuem sistema de medição de matriz colorida 3D e flash multi sensor 3D.

G: As lentes com um "G" ao lado da máxima abertura utilizada pela lente(Por exemplo: f/3.5-5.6G), não tem anel de controle de aberturas e são próprias para o uso com câmeras que permitem o controle da abertura no próprio corpo. As lentes G também informam a distância do assunto focalizado para a camera.

AF(Autofocus): Estas lentes conseguem fazer o foco automaticamente, mas dependem exclusivamente de uma câmera que possua motor de foco incorporado ao corpo. Lentes AF não são indicadas para as DSLR de entrada, pois as mesmas não terão foco automático, uma vez que normalmente as DSLR de entrada não possuem motor de foco incorporado ao corpo.

AF-S(Autofocos Silent): O foco é conduzido por um motor silencioso contido na própria lente, ao invés do motor barulhento da câmera. Estas lentes fazem o foco mais rápido do que as AF e em quase completo silêncio. Lentes AF-S são as mais indicadas para as DSLR de entrada, que normalmente não possuem motor de foco interno.

AF-I(Autofocus Integrated): Lentes AF-I são similares as AF-S, porém menos silenciosas. Também são indicadas para uso nas DSLR de entrada.

DX: São lentes projetadas exclusivamente para as câmeras que possuem o sensor do tamanho DX, com o fator de corte de 1.5x. Elas são menores e mais leves do que as lentes FX, devido a não ter que cobrir todo o sensor. Em geral elas não são utilizáveis nas câmeras com o sensor Full Frame. Sendo menores, se utilizadas em câmeras com sensores maiores, podem causar um efeito indesejável chamado vinheta, que faz as bordas da foto ficarem escuras.

FX: Ao contrário das lentes DX, as lentes FX são projetadas para o padrão Full Frame, por conseguir cobrir toda a área do sensor. Lentes FX podem ser usadas sem problemas em câmeras com o sensor DX, por cobrirem uma área maior do que o tamanho total do sensor.

ED(Extra-Low Dispersion Glass): Lentes ED possuem um vidro de alta qualidade que corrige a aberração cromática, um tipo de distorção de imagem e cor que ocorre quando os raios de luz de vários comprimentos de ondas passa através do vidro ótico e não convergem ou entram em foco no mesmo ponto. As lentes com vidro ED proporcionam recorte e contraste superiores, até mesmo na máxima abertura do diafragma. Super ED é um novo tipo de vidro que é usado junto com o ED em algumas lentes para diminuir ainda mais a aberração cromática.

VR(Vibration Reduction): Uma inovação ótica que minimiza o borrado na imagem causado pela tremura da câmera. Proporciona o mesmo efeito que se fosse feito 3 pontos de velocidade do obturador a mais. A versão VR II pode equivaler até 4 pontos. O VR é mais comum em lentes zoom e tele objetivas.

DC(Defocus Control): É um tipo de lente que permite ao fotógrafo controlar o grau de aberração esférica no fundo ou à frente do assunto apenas girando o anel DC. Isto vai criar uma área circular de desfoque que é ideal para fotografia de retratos. Com o controle DC na posição zero, uma lente DC atua como uma lente convencional, com o mesmo comprimento e abertura máxima de diafragma.

CRC(Close Range Correction): Aumenta a qualidade da imagem em pequenas distâncias de foco. Os elementos da lente são arranjados em um design baseado no "elemento flutuante" em que cada grupo de lentes move-se independentemente para fazer o foco. Isso confere uma performance superior da lente em fotos à curta distância.

PC(Perspective Control): Lente cujo eixo lateral pode ser alterado em relação ao plano do sensor, permitindo o reposicionamento da câmera para reduzir a convergência das linhas verticais em fotografias de arquitetura.

N(Nano Crystal Coat): Nano Crystal é um tratamento na superfície das lentes, um revestimento que, em comparação com lentes comuns, produz uma sensível redução da reflexão da luz que incide perpendicularmente ao eixo. Além disso, o Nano Crystal reduz o efeito fantasma e as as perdas causadas pelo flare, uma espécie de luz em forma de bola que costuma aparecer principalmente em fotos com luz direta do sol.

RF(Rear Focusing): Sistema em que somente o grupo ótico traseiro da lente se movimenta para atingir o foco. Este sistema faz o foco automático mais rápido e suave.

M/A(Manual/Automatic): É um modo de foco disponível em algumas lentes que permitem mudar de foco automático para manual sem perda de tempo, simplesmente girando o anel de foco.

Micro: Lentes Micro, também chamadas de Macro, são lentes que conseguem focar de uma distância muito pequena entre a lente e o assunto, possibilitando obter mais detalhes em fotos de assuntos minúsculos.



Canon

DO(Diffractive Optics): Esta tecnologia para lentes foi desenvolvida pela Canon. Usa um elemento com ranhuras extremamente finas e uma película de difração gravada. Estes elementos usam o princípio da ótica difrativa para desviar a luz. A vantagem das lentes DO é que elas podem ser feitas menores e mais leves do que as lentes normais. A desvantagem é que elas são muito caras. Lentes DO são identificáveis pelo anel verde claro impresso ao redor do final do corpo da lente.

EF(Electro Focus): Definição para as lentes com baionetas para o sistema Canon EOS. As lentes compatíveis EF são projetadas exclusivamente para o sistema EOS e não se encaixam em nenhum outro corpo da Canon. As lentes EF tem diâmetro interno de 54mm e externo de 65mm e são maiores do que qualquer outro sistema 35mm. O sistema EF foi lançado em 1987 e é totalmente eletrônico.

EF-S(Electro Focus Short Back Focus): Definição para uma variação da baioneta padrão EF usada pelo sistema EOS. A EOS 300D/Rebel Digital/Kiss Digital lançada em 2003 suportava uma variação diferente das lentes EF comuns. As lentes EF-S 18-55mm 3.5-5.6 foram produzidas com uma distância focal posterior mais curta. Isto permitiu que a Canon produzisse objetivas grande angulares mais baratas para usuários de suas DSLR, que usavam sensores com tamanho APS-C de imagem movendo os elementos traseiros para mais perto do sensor de imagem. O corpo, cujo mecanismo do espelho foi modificado para se ajustar à distancia focal posterior era compatível com as lentes EF e EF-S, mas as lentes EF-S somente eram compatíveis com o corpo EF-S. As lentes EF comuns possuem um ponto vermelho saliente como índice de encaixe da baioneta. As lentes EF-S usam quadrados brancos.

EOS(Electro-Optical System): Nome do sistema das câmeras SLR da Canon e seus acessórios lançados em 1987. As lentes da linha EOS são totalmente controladas eletronicamente. Não possuem nenhum dispositivo mecânico para foco ou ajuste de abertura. Todos os ajustes são feitos por motores construídos na lente e não no corpo da câmera. Embora isso acrescente custos na fabricação da lente, tem a vantagem de cada motor de lente poder ser otimizado para o tamanho e tipo específico da lente, ao invés de prender o sistema do corpo da câmera, que precisa se ajustar à qualquer lente que seja acoplada.

IS(Image Stabilization): Um complexo sistema computadorizado, construído dentro de uma série de lentes vendidas pela Canon. Este sistema permite que a lente compense pequenos movimentos da câmera. As lentes IS possuem sensores giroscópicos que detectam movimentos e pequenos motores que alteram fisicamente um elemento ótico ou um grupo de elementos para compensar adequadamente o movimento. As lentes IS são extremamente úteis em condições de luz insuficiente, elas dão um ou dois pontos extras na abertura. Assim é possível usar velocidades mais baixas do que o normal. Elas não são úteis quando há muito movimento no assunto.

L(Luxury): As lentes da linha profissional da Canon são identificadas com o rótulo "L" de Luxury. Por exemplo, a série 70-200 2.8L possui pelo menos um elemento esférico de fluorita ou UD. Lentes L normalmente são construídas com uma qualidade ótica e mecânica mais elevadas do que as outras. Elas são facilmente identificadas pela faixa vermelha em volta do final do corpo da lente. Muitas são apresentadas na cor branca, propositalmente feitas nesta cor para mantê-las mais frias em dias de sol.

UD(Ultra Low-Dispersion Glass): Lentes fabricadas com vidros UD tem um índice de refração de luz menor do que as de vidro comum. Tais elementos são normalmente usados para corrigir a aberração cromática.

USM(Ultrasonic Motor): Nome dado para o sistema de motor ultrasônico de lente. Os motores ultrasônicos trabalham com o princípio do movimento induzido por vibração de alta frequência. Assim, as lentes USM focam extremamente rápido e são praticamente silenciosas ao ouvido humano. Lentes Ring USM, que possuem o motor em um conjunto de anéis ao redor do corpo, não usam engrenagens, o que torna possível o foco manual em tempo integral(FTM - Full-Time Manual). Lentes USM comuns usam micromotores mais baratos, no entanto, usam engrenagens e normalmente não suportam FTM. As lentes não-L com motor USM são identificadas pela faixa dourada impressa no final do corpo.



Sigma

ASP(Aspherical): Lente com elemento asférico. Os elementos não esféricos de uma lente podem reduzir o numero total de elementos necessários em um tipo de lente. Eles podem melhorar o desempenho e ao mesmo tempo reduzir o peso e o tamanho da lente. As lentes Aspherical maximizam a qualidade ótica e minimizam o tamanho e o peso das mesmas. As lentes Aspherical reduzem alguns problemas normalmente associados com grande angulares e zooms, tais como flare e vinhetas.

APO(Apochromatic): Lente com design apocromático e com cristal SLD, que baixa a dispersão para diminuir a aberração cromática.

IF/RF(Internal Focusing/Rear Focusing): Foco interno e retro foco, como o sistema de outras marcas.

HSM(Hyper Sonic Motor): Motor hiper-sônico que movimenta o autofoco.

UC(Ultra Compact): Lente ultra compacta, muito pequena e leve.

DL(Deluxe): De luxo, lente com acabamento especial e preço atraente.

DF(Dual Focus): O foco pode ser feito de duas formas. Permite a correção do foco automático manualmente.

HF(Helical Focus): Foco helicoidal, de forma espiral, para eliminar a rotação da lente frontal.

EX(Excellence): De excelente, que define a lente profissional da marca.

DG: Estas são lentes de aberturas grandes, com angulações e distâncias focais curtas. Com abundância de iluminação periférica, são ideais para câmeras DSLR, mantendo a usabilidade para as antigas SLR de filme.

DC: Estas são lentes especiais feitas para que a imagem encaixe no sensor APS-C da maioria das câmeras DSLR. A sua construção leve e compacta ajudam bastante.



Tamron

ASL(Aspherical Lens): Maximizam a qualidade óptica, minimizando o número de componentes e, consequentemente, tamanho e peso das mesmas. Evitam distorções nas bordas.

LD(Low Dispersion): Diminui a aberração cromática. É semelhante a Nikon ED, a Canon UD e a Sigma APO.

DI: Lentes otimizadas para as DSLR. Melhoram a distribuição de luz. Podem ser usadas em SLR de filme também. Semelhante a Sigma DG.

DI-II: Desenhadas exclusivamente para as DSLR com sensores de tamanho APS-C. Menores e mais baratas. Não servem para as DSLR Full Frame, pois causam distorções. Semelhantes as Nikon DX e as Sigma DC.

IF(Internal Focusing): Foco interno. Não modifica o tamanho externo da lente.

XR(Extra Refractive Index Glass): O XR aperfeiçoa uma distribuição geral do poder óptico e também reduz várias aberrações para o mínimo absoluto, enquanto atinge notável compactação. Além disso, o posicionamento adequado de dois elementos híbridos esféricos mantém a performance da imagem, e diminui e comprime o sistema óptico inteiro.

SP(Super Performance): Série de lentes de alta performance, indicadas para uso profissional. Similar as Canon L e as Sigma EX.



Depois dessa longa aula, acho que já dá pra ter uma idéia melhor dos recursos encontrados nas lentes das principais marcas existentes no mercado. Agora sim, desejo muito boa sorte na compra de uma câmera nova, se você esperou até aqui e pretende partir pra um modelo novo. Qualquer dúvida é só me perguntar nos comentários desta aula, que ficarei feliz em ajudar.

Bom pessoal, fico feliz em lhes informar que chegamos ao fim do Módulo Básico! Se você leu todas as aulas até aqui, isto significa que você já sabe todo o básico necessário para começar a se aventurar com tudo no mundo da fotografia. Na próxima semana não teremos aula, ao invés disso, teremos uma prova final para avaliar se tudo o que foi lido, foi realmente aprendido ou ainda restam algumas dúvidas. Se ainda restarem dúvidas, não deixe de ler e reler sobre o que ficou na dúvida ou me perguntar nos comentários das aulas.

Até a prova final!

Aula Anterior   Próxima Aula