quarta-feira, 20 de julho de 2011

Módulo Básico - Aula 6 - O Balanço de Brancos

Nesta aula vamos aprender sobre um fator bastante importante que nos permite conseguir as melhores cores nas fotos.


O Balanço de Brancos

O balanço de brancos nos permite obter as cores mais fiéis a realidade o possível, dependendo da fonte de luz da cena. Conforme a luz que ilumina a nossa cena, as cores podem ficar um pouco diferentes das que vemos com os nossos olhos. Isto acontece por causa da temperatura de cor. Cada tipo de luz tem uma temperatura de cor diferente. A temperatura de cor é medida em Kelvin.

Se você tem ou já teve uma câmera digital, com certeza já tirou muitas fotos. Fotografamos nos mais diversos lugares com diferentes fontes de iluminação. Sob a luz do sol, em dias nublados, à noite em nossa casa sob a luz de uma lâmpada de tungstênio ou fluorescente, ou ainda com a luz emitida pelo flash. O olho humano é muito versátil. Sob qualquer fonte de iluminação ele vai enxergar sempre as cores reais. O branco vai ser sempre branco, seja sob a luz do sol, sob a luz de uma lâmpada ou qualquer outra fonte de luz.

Infelizmente a câmera não tem a mesma inteligência do olho humano para conseguir detectar sempre a fonte de luz exata e aplicar as correções de luminosidade para que a cor seja totalmente fiel a realidade. Precisamos dizer pra câmera que o branco é branco, que o azul é azul, que o amarelo é amarelo, e assim por diante.

Você com certeza já tirou uma foto sob uma lâmpada de tungstênio(aquelas amarelas) e quando foi ver o resultado, parecia que a sua pele tinha sido pintada de amarelo, certo? Isto aconteceu porque a câmera não estava com a configuração certa de temperatura de cor. Simplificando, é como se a câmera não soubesse que branco é branco e que cor de pele é cor de pele. Ao invés disso, ela pensou que branco era bege e que cor de pele era amarelo, por isso a foto saiu com as cores que não devia.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Todas as câmeras digitais atuais permitem a regulagem do balanço de brancos, mesmo as mais simples. Procure no manual da sua câmera como mudar o balanço de brancos. Conforme a fonte de luz do lugar em que for fotografar, ajuste o balanço de brancos para a luz equivalente.

As câmeras também dispõem da configuração automática do balanço de brancos, no entanto, é recomendado usar esta opção somente quando não há muito tempo para fazer a foto. Como eu disse, a câmera não é muito inteligente por si só. Ela faz um trabalho satisfatório na maioria das coisas em que opera no modo automático, mas a inteligência automática de uma máquina não se compara a de um humano, portanto, sempre prefira fazer ajustes manuais para obter melhores resultados.

Na imagem abaixo, podemos ver uma comparação dos diferentes tipos de balanço de brancos usados em uma mesma cena. As fotos foram feitas sob a iluminação de luz fluorescente em todos os exemplos, somente as configurações da câmera foram modificadas. Observe como as cores ficam 100% fiéis no ajuste equivalente a luz fluorescente. No ajuste automático até que não ficou ruim, mas ainda assim não se compara ao ajuste para luz fluorescente feito manualmente. Clique na imagem para ampliar.



Até a próxima aula!

Aula Anterior   Próxima Aula