sexta-feira, 15 de julho de 2011

Módulo Básico - Aula 1 - Os Megapixels

Para entender melhor toda essa salada de frutas de palavras confusas, nas próximas aulas iremos aprender algumas das principais denominações comumente utilizadas na fotografia digital.


Os Megapixels

Para entendermos o que é um Megapixel, primeiro precisamos entender o que é o seu elemento menor, o Pixel. Pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (tal como o monitor de seu computador, ou o visor LCD de sua câmera) ao qual é possível atribuir uma cor. Simplificando, pixels são minúsculos pontinhos de uma determinada cor, que agrupados, formam uma imagem inteira. Vamos a um exemplo. Observe a imagem abaixo:


Observe a imagem como um todo, depois olhe para a estrela marcada com o quadrado vermelho.
Agora, observe esta outra imagem:

Esta estrela é a mesma da imagem anterior, ampliada 32 vezes.
A olho nu não conseguimos ver estes pontos individualmente. São tão pequenos que só conseguimos ver a imagem como um todo. Por exemplo, quando dizemos que a resolução de determinada imagem é de 640 x 480, estamos querendo dizer que esta imagem é composta por 640 pixels horizontais, multiplicados por 480 pixels verticais. Para saber a quantidade total de pixels de uma imagem, devemos multiplicar estes valores. Neste mesmo exemplo, multiplicando 640 por 480, temos o resultado de 307.200 pixels.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Agora que você já sabe o que é Pixel, vamos entender mais sobre o Megapixel. Um megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Se tivermos uma imagem quadrada com resolução 1000 x 1000, podemos dizer que esta imagem tem resolução de 1 megapixel, já que se multiplicarmos 1000 por 1000, teremos o resultado de 1 milhão, o valor exato equivalente a um megapixel. A maioria das imagens não são quadradas, mas mesmo que multipliquemos outros valores de resolução da imagem, se o resultado final for o mesmo, ainda assim podemos dizer que esta mesma imagem tem 1 megapixel. Exemplos: 2000 x 500, 250 x 4000, etc.

Valores acima de 1 megapixel funcionam da mesma maneira. Assim como 1 milhão de pixels equivale a 1 megapixel, 2 milhões de pixels equivale a 2 megapixels, 3 milhões de pixels a 3 megapixels e assim por diante. Sabendo disso, você pode imaginar a quantidade de pixels das atuais câmeras na faixa dos 12 megapixels? Isso mesmo, estas câmeras produzem imagens com aproximadamente 12 milhões de pixels, uma quantidade realmente impressionante, capaz de exibir imagens de altíssima qualidade.

A quantidade de megapixels de uma câmera está diretamente relacionada a qualidade da imagem que ela pode produzir, porém, este não deve ser o único fator a ser considerado para determinar a qualidade final da imagem. Mais adiante veremos o porquê.

Espero que as explicações tenham ficado bem claras e de fácil entendimento.

Até a próxima aula!
Aula Anterior   Próxima Aula