segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Módulo Intermediário - Aula 2 - Panning

Você com certeza já deve ter visto uma foto com este efeito, mas talvez não saiba o seu nome. Basicamente, Panning é um efeito que dá uma sensação de movimento à foto. A técnica consiste em deixar o assunto principal focado e congelado, enquanto o fundo fica borrado em uma determinada direção, dando uma clara sensação de movimento.


Vamos a um exemplo prático. Clique na imagem para ampliar.

1/30 - f/5.6 - ISO 3200 - 85mm

Nesta imagem vemos o carro congelado, enquanto todo o resto da cena está borrada, dando a impressão de que mesmo uma foto, que é uma imagem estática, pareça estar em movimento. De fato o carro estava em movimento, então nada mais interessante do que retratar a sua velocidade em uma foto da melhor maneira possível, não é?

É uma ótima técnica para fotos com sensação de movimento, mas dominá-la é mais difícil do que parece. Acima de tudo é preciso muita prática. Não adianta tentar 5 vezes, conseguir resultados ruins e dizer que é impossível fazer isso, é preciso persistir.

Lembra que eu disse na introdução deste módulo que para poder aproveitar totalmente as aulas deste módulo é muito importante que você já tenha uma câmera com controles manuais? Pois bem, começando por esta aula, este é um fator realmente necessário. Se a sua câmera não permitir ajustes manuais, talvez com um pouco de sorte você até consiga este efeito, mas vai depender da boa vontade da sua câmera para usar exatamente os ajustes que você necessita para isso.

Para conseguir bons resultados, siga os seguintes passos:

- Defina uma baixa velocidade de obturador, algo em torno de 1/10 a 1/60, dependendo da velocidade do assunto em questão. A velocidade baixa vai produzir exatamente o efeito borrado que desejamos para dar a sensação de movimento.

- Ao localizar o seu assunto, por exemplo um carro em movimento, aponte a sua câmera para ele, aperte o botão do obturador para iniciar a exposição e siga exatamente o mesmo movimento do carro com a sua câmera até que a exposição termine.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Se o clique foi bem sucedido, você conseguiu fazer uma foto com o efeito panning, parabéns!

Se algo saiu errado, não desista. Tente várias e várias vezes, até conseguir o clique perfeito. Se estiver usando a sua câmera no modo manual, não esqueça de contrabalancear a abertura do diafragma e a sensibilidade ISO para que a exposição também fique correta ao usar baixas velocidades de obturador.

Existe ainda a possibilidade de reproduzir artificialmente este efeito no Photoshop com o filtro Motion Blur, mas além de não ficar tão natural, desestimula a tentar aperfeiçoar as suas habilidades, então nem entrarei em muitos detalhes sobre isso.

Fique com mais um exemplo do efeito panning. Clique na imagem para ampliar.

1/30 - f/5.6 - ISO 5000 - 75mm

Até a próxima aula!

Aula Anterior   Próxima Aula