sexta-feira, 15 de julho de 2011

Módulo Básico - Introdução

Antes de qualquer coisa, vamos a uma pequena introdução à fotografia.


A palavra Fotografia vem do Grego "fós"(luz) e "grafis"(pincel), e significa "desenhar com a luz". A fotografia foi inventada a mais de um século e meio, e desde então, muitas inovações aconteceram. Desde a invenção da Fotografia Digital, ela tem sido cada vez mais aprimorada, assim como a informática, em velocidades assustadoramente rápidas. Poucos anos após sua invenção, a qualidade das fotografias digitais já conseguem alcançar uma qualidade quase igual as melhores conseguidas com filmes comuns.

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples e baratas, até as mais complexas e sofisticadas de preços mais altos. Este é um dos fatores que tem dificultado a sua popularização. A boa notícia é que com o passar dos anos, a tendência é que assim como na informática, os preços fiquem cada vez mais baixos, mesmo para os melhores modelos. Dia após dia os preços caem cada vez mais. Uma câmera digital que a 5 anos atrás você não compraria por menos de R$ 800, hoje em dia talvez você encontre uma do mesmo modelo mais atualizado por menos de R$ 300.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Em conjunto com as câmeras digitais, o mercado também conta com inúmeros programas de edição, que tem se tornado cada vez mais populares. Alguns são pagos, outros gratuitos, mas uma coisa que não se pode negar é que cada vez mais, a utilização destes programas tem se tornado mais fácil. Hoje em dia não é preciso ser nenhum especialista para se conseguir fazer simples correções e edições em suas fotos. Muitos dos programas oferecidos já fazem praticamente tudo por você, é só questão de apertar um botão ou deslizar uma barra de ajuste.

Uma dúvida comum, com tantas opções no mercado é: que câmera comprar?
Temos dezenas de especificações apresentadas pelos vendedores e as vezes ficamos um pouco perdidos em meio a tantas palavras que nem sabemos exatamente o que significam e para que elas servem.

Nas próximas aulas, veremos algumas das principais denominações atribuídas a fotografia. Não percam!

    Próxima Aula