segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Módulo Intermediário - Aula 1 - Programas Essenciais

Além de uma boa câmera, um fotógrafo dedicado também precisa de alguns programas que são essenciais para pós-produções, edições, correções e efeitos especiais. Nesta aula eu vou citar os principais. Nas próximas aulas vamos fazer uso deles, então eu recomendo fazer o download de todos eles.


Adobe Lightroom


Se o cão é o melhor amigo do homem, sem dúvidas, o melhor amigo do fotógrafo é o Adobe Lightroom. Voltado para fotógrafos, este programa é excelente para organizar fotos, editar, fazer correções de cores, tons, contraste, brilho, saturação e muito mais. Se usado em conjunto com o plugin Adobe Camera RAW, torna-se totalmente compatível com a maioria dos arquivos em RAW dos mais diversos modelos de câmeras.


QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Adobe Photoshop


Depois de vários ajustes no Lightroom a sua foto ainda não está perfeita? Então é hora do Adobe Photoshop entrar em cena. Este programa é ótimo para ajustes mais complicados que o Lightroom não consegue fazer. Se existe algum elemento indesejado na cena, por exemplo uma pessoa que não deveria ter aparecido, o Photoshop pode perfeitamente removê-la usando avançadas ferramentas de preenchimento, clonagem e correção. A possibilidade de editar a sua imagem em várias camadas diferentes também é mais uma das vantagens deste excelente programa, permitindo por exemplo recortar uma pessoa de um fundo e colocá-la em outro.




Photomatix


Um dos melhores programas para a criação de fotos com grande alcance dinâmico, o chamado HDR(High Dynamic Range), unindo 3 ou mais fotos com exposições diferentes que resultam em uma única foto com o alcânce dinâmico perfeito. Este assunto será melhor explicado nas próximas aulas.




Panorama Maker


Este programa é muito leve e fácil de usar. O Panorama Maker te permite criar fotos panorâmicas facilmente. É só tirar várias fotos, uma ao lado da outra e depois juntar todas na ordem certa que o programa faz o resto. Todos os ajustes de encaixe de uma foto com a outra e de pequenas diferenças na exposição de cada uma delas são feitos automaticamente, tendo que se preocupar somente em fazer as fotos.




Baixe os programas, explore-os e tente familiarizar-se com a sua interface, que logo começaremos a usá-los. Não tenha medo de errar. Faça testes, consiga um resultado ruim, faça mais testes e consiga um resultado bom. Tantos menus e opções podem parecer confusos no começo, mas tudo é questão de prática. Sempre que formos fazer uso destes programas, eu vou explicar passo-a-passo o que se deve fazer para conseguir o objetivo desejado, no entanto, sempre é bom ter uma base, por isso eu digo para tentar familiarizar-se previamente com eles.

Até a próxima aula!

Aula Anterior   Próxima Aula