quinta-feira, 21 de julho de 2011

Módulo Básico - Aula 7 - A Compensação de Exposição

Achou que estava livre das aulas que dizem respeito a exposição? Ainda não. Na aula de hoje vamos aprender sobre um fator que não afeta diretamente na exposição como os outros três fatores mencionados anteriormente, mas que pode ser de grande ajuda em algumas situações.


A Compensação de Exposição

É muito simples, como a palavra já diz, você vai compensar a exposição. Quando uma foto fica escura demais ou clara demais, você pode recorrer a compensação de exposição. Se ficar escura demais, você vai compensar positivamente a exposição, e se ficar clara demais, você vai compensar negativamente. A compensação de exposição é abreviada como EV+ para compensação positiva ou EV- para compensação negativa. As letras EV vem de Exposure Value(valor de exposição).

Normalmente as câmeras atuais permitem compensar a exposição entre EV -2 e EV +2, com intervalos de EV 0.3. Para saber como alterar a compensação de exposição em sua câmera, recomendo que leia o seu manual. A compensação de exposição pode servir como um método alternativo para criar diferentes efeitos  de iluminação em suas fotos com câmeras que não permitem os ajustes manuais de exposição mencionados nas aulas anteriores.

Em câmeras que permitem ajustes manuais, você pode usar a compensação de exposição para equlibrar a exposição como um todo, clareando as áreas escuras demais ou escurecendo as áreas claras demais. Ás vezes, quando o fotômetro considera a iluminação de toda a cena medida em um assunto principal muito escuro, por exemplo, o restante da cena pode ficar clara demais, deixando somente o assunto com a exposição certa.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Da mesma maneira, se o fotômetro fizer a medição em um assunto muito claro, todo o restante da cena tende a ficar escura demais. Algumas vezes pode ser este mesmo o objetivo para criar uma composição criativa, mas se este não for o caso, a composição de exposição é bastante útil nestas situações.

Vejamos um exemplo. Aqui temos uma foto normal com EV 0, ou seja, sem nenhuma compensação de exposição positiva ou negativa.


Ao compensar a exposição positivamente, teremos resultados como na imagem abaixo. Clique na imagem para ampliar.


E ao compensar a exposição negativamente, teremos resultados como na imagem abaixo. Clique na imagem para ampliar.


Confira também o vídeo ilustrativo abaixo.



Até a próxima aula!

Aula Anterior   Próxima Aula