domingo, 15 de setembro de 2013

Novo Endereço do Blog, Novo Site e Comentários Desabilitados

Hoje venho lhes trazer três comunicados importantes.


PRIMEIRO - NOVO ENDEREÇO DO BLOG

Agora o blog possui um novo endereço: www.cursofotografiagratis.com.br

Por hora, a única função dele é redirecionar para o atual: www.cursodefotografia-gratis.com

Futuramente (provavelmente só em 2014), este novo endereço será o principal do blog, não sendo mais redirecionado para o atual. Quando esta mudança for feita, vai acontecer o contrário de como está agora: o endereço www.cursodefotografia-gratis.com é que vai redirecionar para o www.cursofotografiagratis.com.br.

Esta mudança futura ocorrerá por dois motivos: primeiro porque o novo endereço é mais amigável, ficando sem o hífen e no domínio brasileiro ".com.br", além de ter mais credibilidade e ficar melhor posicionado nas pesquisas feitas no Brasil em sites de busca.

E segundo, porque o conteúdo deste novo endereço estará hospedado em um servidor dedicado. Com isso, o blog ficará mais rápido e suportará uma maior quantidade de fluxo de dados, sem perder a estabilidade. Ou seja, mais leitores poderão ficar online simultaneamente, com uma velocidade de carregamento das páginas ainda maior.

Além disso, no processo de troca de endereço, o blog também vai mudar de plataforma. Quando eu criei o blog, em 2011, nem nos meus sonhos mais otimistas eu poderia imaginar que tantas pessoas (até agora, quase 1.200.000!) passariam a visitá-lo.

Como a fotografia não é um assunto assim tão procurado quanto alguns outros, de início eu achei que o blog jamais passaria de, digamos, 100 visitas diárias. Foi pensando nisso que eu optei por criar o blog na plataforma Blogger, em um domínio ".blogspot.com" gratuito. Posteriormente, conforme ele foi crescendo aos poucos, adquiri um domínio próprio, o atual www.cursodefotografia-gratis.com.

Mas agora, com o blog crescendo ainda mais a cada dia, resolvi migra-lo para um servidor dedicado e mudar para a plataforma WordPress. Enquanto o Blogger suporta somente as linguagens de programação mais simples, como HTML, o WordPress suporta também outras mais complexas, como PHP. Com isso será possível deixar o blog mais bonito e dinâmico, além de facilitar para mim as mudanças e o gerenciamento do conteúdo.

Mas como eu já disse, esta migração provavelmente só ocorrerá em 2014. Antes de dedicar o meu tempo livre para fazer todas as mudanças e adaptações necessárias (o que não vai ser nada fácil), preciso finalizar primeiro o meu outro site. Saiba mais detalhes no próximo comunicado.


SEGUNDO - NOVO SITE

Quem acompanha o blog pelo menos desde o início de abril deste ano, já deve saber de qual outro site eu estou falando. Para quem ainda não sabe, basta ler esta postagem antes de prosseguir com a leitura.

O projeto inicial era fazer um único novo curso pago com videoaulas, mas acabei mudando de ideia. Decidi que vou criar mais alguns futuramente e talvez também adicionar outros cursos terceirizados relacionados a fotografia. O site onde ficarão os novos cursos já está online, porém ainda se encontra em construção. Se quiser conferir, acesse: www.cursosdefotografiaonline.com.br

Não deixe de se inscrever gratuitamente na lista do site para receber um aviso em seu e-mail, quando ele for oficialmente lançado para o público. Os 100 primeiros inscritos receberão também no dia, um cupom de 20% de desconto para o primeiro curso que for lançado. Garanta já o seu!

Não tenho certeza se vou conseguir manter a promessa que fiz de lançá-lo ainda neste ano, pois ocorreram alguns imprevistos nada agradáveis desde abril até o presente momento, os quais frustraram e atrasaram os meus planos iniciais em várias e várias semanas. Mas enfim, prometo que daqui para frente eu vou me esforçar para acelerar as coisas ao máximo e tentar lançá-lo o mais breve possível.


TERCEIRO - COMENTÁRIOS DESABILITADOS

Se você tem o hábito de comentar as aulas e as outras postagens, com certeza já deve ter percebido a seguinte mensagem ao final de cada uma delas:

"Os comentários estão temporariamente desabilitados. Saiba porque clicando aqui.
Participe do Mural dos Leitores enquanto isso!"


Não se preocupe, não é nenhum erro no seu navegador ou no blog. Eu mesmo que desabilitei os comentários temporariamente. A razão disso é que eu gasto praticamente 90% do meu tempo livre respondendo comentários. Não que eu não goste, na verdade eu respondo a todos com o maior prazer. O problema é que ao fazer isso sempre, não me sobra tempo para dedicar a mais nada.

Como já foi dito no comunicado anterior, daqui para frente eu vou me esforçar para acelerar as coisas ao máximo e tentar lançar o site Cursos de Fotografia Online o quanto antes. Se eu conseguir, ainda neste ano. E para que isso seja possível, preciso, de alguma forma, ter mais tempo livre.

A maneira que eu achei para conseguir esse tempo extra que eu preciso, foi desabilitar temporariamente os comentários. Mas não se preocupe, eles voltarão ao normal, algum tempo após o lançamento do site.

Como já foi sugerido, enquanto isso, participe do Mural dos Leitores (se ainda não participa). Já temos mais de 3.000 membros! Lá você também pode solucionar as suas dúvidas relacionadas as aulas, com os moderadores ou mesmo com outros membros mais experientes. Além disso, é um ótimo ambiente para interagir, trocar ideias e opiniões sobre as suas fotos e as dos outros.


Até a próxima!