quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Unboxing e Review da Câmera Samsung NX3000

O Unboxing e Review de hoje é da câmera Samsung NX3000.

QUER TAMBÉM TIRAR AS MELHORES FOTOS QUE JÁ TIROU NA VIDA? - CLIQUE AQUI E SAIBA COMO!

Para poder desfrutar da máxima qualidade oferecida no vídeo, assista-o em tela cheia, na qualidade HD 1080p.



CLIQUE AQUI para comprar a Samsung NX3000 e ajudar o blog! ;)

Vamos agora ao review mais completo.


INTRODUÇÃO


A Samsung NX3000 é uma câmera do tipo Mirrorless de Entrada com Lente Intercambiável. Diferente das câmeras DSLR, as Mirrorless não têm espelhos - que fazem com que a imagem captada pela lente seja refletida diretamente até o visor ocular óptico, sem nenhum intermediário digital.

Por conta disso, temos a desvantagem de não poder enxergar "através da lente" em tempo real, diretamente com os olhos. Mas por outro lado, a ausência dos espelhos cria a possibilidade de produzir câmeras mais baratas, mais leves e bem menores - o que, diga-se de passagem, são tremendas vantagens em muitos casos!

Por não terem um visor óptico, a imagem captada pelas lentes das Mirrorless é enviada diretamente para o sensor, e é exibida (quase) em tempo real no visor de LCD. Para quem já está acostumado a fotografar com DSLR praticamente usando só o visor óptico, como eu, pode ser um pouco difícil para reacostumar a fotografar usando o visor LCD, mas nada de outro mundo. É tudo questão de tempo.

A Samsung NX3000 tem 20 Megapixels de resolução e possui um sensor CMOS do tipo APS-C, de 23,5mm de largura por 15,7mm de altura. Seu Fator de Corte é aproximadamente 1,54x. Ela fotografa em RAW (.SRW) e JPEG, nas dimensões máximas de 5472 x 3648, em proporção 3:2 - padrão nas câmeras intermediárias e avançadas -, com uma taxa máxima de 5 fotos por segundo.

A NX3000 grava vídeos em Full HD 1920 x 1080 a 30 FPS com som estéreo, porém não possui entrada para microfone externo. Também possui uma tela de LCD móvel - que gira até 180º -, ótima para "selfies", para fotografar em ângulos complicados e para gravar vídeos de si mesmo (vlogs, por exemplo).

Em resumo, é uma câmera pequena, leve, versátil e barata, mas ao mesmo tempo muito poderosa!


DESIGN E ERGONOMIA

A Samsung NX3000 é fabricada em 3 cores diferentes: branca com detalhes em prata, preta com detalhes em prata e marrom com detalhes em prata. No Brasil, no entanto, é bastante difícil achá-la à venda na cor marrom com detalhes em prata. Seu design é uma combinação entre o retrô - com o seu revestimento que imita o couro - e o moderno, com seus detalhes em prata.

A pegada é muito boa e macia. O revestimento rugoso melhora a aderência das mãos ao corpo da câmera, deixando a pegada mais firme e segura. Mesmo eu, que tenho mãos grandes, não senti muita dificuldade para segurá-la com duas mãos - quase da mesma maneira que seguro a minha DSLR.


CONECTIVIDADE E COMPARTILHAMENTO

Conectividade sem fio é um dos pontos fortes desta câmera. Possuindo Wi-Fi e NFC embutidos, além de um função Wi-Fi exclusiva no disco de modos e um botão Mobile dedicado, existem diversas possibilidades de compartilhamento mútuo entre vários dispositivos diferentes, como smartphones, tablets, outras câmeras, computadores e notebooks, smart TVs, consoles, etc.

Através do Wi-Fi, por exemplo, é possível fazer um backup das fotos contidas no cartão de memória para o computador, smartphone ou tablet. Já através do NFC, é possível, por exemplo, com o recurso o Photo Beam, transferir fotos feitas com a NX3000 para os smartphones de até 4 amigos diferentes ao mesmo tempo.

Também é possível criar um servidor de multimídia DLNA na própria câmera, podendo este ser acessado, por exemplo, através de uma Smart TV. Muito útil para poder ver diretamente em uma tela grande as fotos e os vídeos feitos na câmera, sem a necessidade de ter um enorme cabo HDMI espalhado pela sala.

Com o recurso NFC ativado em um smartphone ou tablet compatível, basta aproximá-lo da antena com a etiqueta NFC da NX3000 por alguns segundos, que a câmera já ativa automaticamente uma função pré-programada no menu da mesma, como o compartilhamento automático das fotos.

Como recursos sem fio, a NX3000 oferece:

- Mobile Link: Serve para transferir as fotos da câmera para um smartphone ou tablet, via Wi-Fi Direct (não necessita de uma rede externa com um roteador).

- Remote Viewfinder: Espelha a tela da câmera no smartphone ou tablet, também via Wi-Fi Direct, podendo controlar diversas funções através de um aplicativo (nos modos P, S, A, M e Automático), como abertura, velocidade, ISO, foco, e até zoom, se a câmera estiver com uma lente Power Zoom (PZ) compatível.

Group Share: Este recurso serve para compartilhar as fotos e vídeos feitos na câmera com smartphones e tablets de até 4 amigos diferentes.

Home Monitor+: Função que serve como uma espécie de babá eletrônica, para monitorar um bebê. A NX3000 se transforma em uma câmera de segurança com detector de som. Além de poder visualizar remotamente o que a câmera captura através de um aplicativo no seu smartphone ou tablet, se um nível sonoro acima do programado for detectado pelos microfones da câmera, um aviso sonoro é enviado.

Samsung Link: Cria um servidor de multimídia DLNA para compartilhar as fotos e os vídeos feitos na câmera, por exemplo, com uma smart TV.

Backup Automático: Faz uma cópia das fotos e vídeos contidos no cartão de memória, via Wi-Fi, para o computador ou notebook.

- Auto Share: Faz com que todas as fotos, imediatamente após tiradas, sejam copiadas para o seu smartphone ou tablet (também permanecem no cartão de memória).


QUALIDADE DE IMAGEM

A Samsung NX3000 tem um excelente desempenho no quesito qualidade de imagem, preservando uma boa nitidez e bastante contraste, mesmo em ISO bem alto. As imagens se mantiveram, em minha opinião, perfeitamente utilizáveis até ISO 6400. Confira os resultados abaixo. Clique nas imagens respectivas a cada ISO para visualizá-las em tamanho 100%.


ISO 100


ISO 200


ISO 400


ISO 800


ISO 1600


ISO 3200


ISO 6400


ISO 12800


ISO 25600



Não se esqueça de mandar um agradecimento especial para o meu filho por ajudar neste teste, tendo me emprestado seus inseparáveis bichinhos de pelúcia da Peppa Pig e do George Pig para servirem como meus modelos, hehe!


PRÓS E CONTRAS

• PRÓS

- O custo-benefício. A Samsung NX3000 pode ser considerada uma câmera muito barata. Pela qualidade de imagem que oferece, em conjunto com seus recursos adicionais, atualmente não há nenhuma outra competidora à altura no mercado.

- O custo das lentes. Boa parte das lentes do sistema NX custam menos de R$ 1.000, mesmo as fixas com maiores aberturas, como a 16mm f/2.4, a 20mm f/2.8, a 30mm f/2 e a 45mm f/1.8 (além de serem também bastante leves e pequenas).

- Adobe Lightroom 5 em DVD, em versão completa, incluso no kit da NX3000. Só uma licença individual pro Lightroom já tem um custo considerável. Um belo presente da Samsung!

- Assistência de foco manual. Quando vai se fazer o foco manualmente, a imagem é ampliada digitalmente 5 ou 8 vezes (configurável, podendo também ser desativado), facilitando MUITO para conseguir um ajuste fino extremamente preciso.

- Funções HDR e Foto Panorâmica já inclusas na própria câmera. É possível criar fotos em HDR e panorâmicas também na pós-produção (seguindo os procedimentos básicos para isso, claro), mas é sempre bom já ter estas funções inclusas na câmera para quando queremos mais praticidade e rapidez. Nossa preguiça agradece, hehehe!

- Várias possibilidades de customização. Você pode configurar o que aparece no visor LCD, quais serão as funções do botão i-Function da lente, qual será a função do botão Apagar no modo de disparo, entre várias outras coisas. Para quem gosta de deixar as coisas do seu jeito, é muito bom poder ajustar estes tipos de configurações.

- Visor LCD dobrável. Não curto muito fazer "selfies", mas sei que muita gente gosta, então este recurso pode ser útil para isso. No modo auto-foto, a câmera tem outros recursos interessantes também, como disparo automático por piscada ou sorriso e embelezamento automático de pele. Para mim, acho o visor dobrável mais útil para fazer fotos de ângulos complicados e videoaulas.

- Vídeos. Apesar de não ter entrada para microfone externo - algo que pode ser compensado gravando o áudio separado e juntando depois na edição -, a câmera não deixa nada a desejar também nos recursos de vídeo. Além de gravar em Full HD a 30 FPS, é possível configurar a exposição do vídeo manualmente (algo pouco comum em câmeras tão baratas). Outro recurso interessante é o ajuste da velocidade do vídeo, podendo se escolher as opções: 0.25x (4x mais lento que o normal, para câmera super lenta - disponível apenas na resolução VGA ou inferior), 1x (velocidade normal), 5x, 10x e 20x. Muito útil para fazer vídeos no estilo Time Lapse sem precisar editar depois!


• CONTRAS

- Usa cartão de memória Micro SD, ao invés de SD comum. Cartões Micro SD são menores e mais frágeis, além de ser mais fácil perdê-los por aí. Por um lado, pode ser um ponto positivo, visto que os Micro SD geralmente são mais baratos. Mas por outro, também tendem a possuir velocidades de leitura e gravação inferiores em relação aos padrões dos cartões SD comuns.

- Foco automático somente por detecção de contraste. Em algumas situações de iluminação mais crítica, o sistema de foco automático por detecção de fase (como nas DSLR, usando o visor óptico) faz um pouco de falta. Mas não chega a ser um contra tão pesado, já que o foco automático quase sempre acerta logo. E mesmo quando não acerta, é possível corrigi-lo precisamente através do ótimo sistema de foco manual.

- A disponibilidade de lentes e acessórios para a câmera no Brasil. Dá pra contar nos dedos a quantidade de lojas conhecidas que vendem lentes e acessórios para câmeras do sistema Samsung NX. Mesmo nos mercados paralelos, como o Mercado Livre, a disponibilidade é baixíssima, se comparada à de marcas mais populares, como Nikon, Canon e Sony.

- Não é possível fotografar se a câmera não detectar uma lente montada nela. Talvez isso seja um sistema de proteção da Samsung para evitar descuidos propositais ou acidentais com o sensor e os mecanismos internos, o que eu não tiro a razão. Porém, para usuários mais avançados, ou mesmo iniciantes curiosos, que gostam de usar as famosas "gambiarras", como a lente invertida para fazer fotos Macro, pode ser um ponto negativo. Mas nada que um anel adaptador não resolva!


ESPECIFICAÇÕES DETALHADAS







Samsung NX3000
 
   Informações Básicas
   Valor médio no Brasil   R$ 1.200 (kit com lente 20-50mm e flash)
   Ano de lançamento   2014
   Tipo de Corpo
   Tipo de corpo   Mirrorless
   Tipo de obturador   Obturador de plano focal com movimento
  vertical controlado eletronicamente
   Cortinas do obturador   1ª cortina mecânica e 2ª cortina eletrônica
   Sensor
   Resolução máxima   5472 x 3648 (20 MP em 3:2)
   Outras resoluções disponíveis   • 3888 x 2592 (10,1 MP em 3:2)
  • 2976 x 1984 (5,9 MP em 3:2)
  • 1728 x 1152 (2 MP em 3:2)
  • 5472 x 3080 (16,9 MP em 16:9)
  • 3712 x 2088 (7,8 MP em 16:9)
  • 2944 x 1656 (4,9 MP em 16:9)
  • 1920 x 1080 (2,1 MP em 16:9)
  • 3648 x 3648 (13,3 MP em 1:1)
  • 2640 x 2640 (7 MP em 1:1)
  • 2000 x 2000 (4 MP em 1:1)
  • 1024 x 1024 (1,1 MP em 1:1)
   Aspecto de imagem   3:2, 16:9 e 1:1
   Pixels efetivos   20 Megapixels
   Fotodetectores do sensor   22 Megapixels
   Tamanho do sensor   APS-C (23,5mm x 15,7mm)
   Tipo do sensor   CMOS
   Processador   DRIMe IV
   Espaço de cor   sRGB e Adobe RGB
   Matriz de filtro de cor   RGBG (Filtro de cores primárias)
   Imagem
   ISO   Automático ou 100-25600 (em incrementos de
  1 EV ou 1/3 EV, configurável pelo usuário)
   Predefinições de balanço de brancos   9
   Balanço de brancos personalizado   Sim
   Estabilização de imagem   Não (apenas com lentes OIS compatíveis)
   Formato sem compressão   RAW
   Qualidade de imagem JPEG   Super fino, fino e normal
   Formato de arquivo   JPEG (.JPG) e RAW (.SRW)
   Óptica e Foco
   Foco automático   • Detecção de contraste (sensor)
  • Multi área
  • Central
  • Ponto único seletivo
  • Rastreamento de foco
  • Simples
  • Contínuo
  • Detecção de face
  • Visualização ao vivo (Live view)
   Luz auxiliar de foco automático   Sim
   Número de pontos de foco   21 a 35 (depende do modo utilizado)
   Foco manual   Sim
   Zoom digital   Não
   Montagem de lente   Samsung NX
   Multiplicador de distância focal   1,54x
   Tela/Visor Ocular
   Tela   Inclinável
   Tamanho da tela   3"
   Resolução da tela   460.800 Pixels
   Tela de toque   Não
   Tipo de tela   TFT LCD
   Visualização ao vivo (Live view)   Sim
   Visor ocular   Não
   Características de Fotografia
   Velocidade de obturador mínima   30 segundos
   Velocidade de obturador máxima   1/4000 de segundo
   Modos de exposição semiautomáticos   P, S e A
   Modo de exposição manual   Sim (M)
   Modos de cena   Sim
   Flash incorporado   Não (flash externo incluso)
   Velocidade de sincronismo do flash   1/180
   Sapata para flash externo   Sim
   Disparo contínuo   5 fotos por segundo (10, 15 e 30 em 5 MP)
   Temporizador automático   2-30 segundos, em incrementos de 1 segundo
   Modos de medição   • Multi
  • Centralizada
  • Pontual
   Sistema de medição de exposição   TTL com segmento de 221 blocos (17 x 13)
   Faixa de medição   0 a 18 EV em ISO 100, com lente 30mm f/2
   Compensação de exposição   ±3 (em passos de 1/3 EV)
   Variação de exposição (Bracketing)   ±3 (3 fotos, em passos de 1/3 EV)
   Variação de balanço de brancos (Bracketing)   Sim
   Características de Vídeo
   Resoluções   • 1920 x 1080 (30 fps/6 fps/3 fps/1,5 fps)
  • 1280 x 720 (30 fps/6 fps/3 fps/1,5 fps)
  • 640 x 480 (120 fps/30 fps/6 fps/3 fps/1,5 fps)
  • 320 x 240 (120 fps/30 fps/6 fps/3 fps/1,5 fps)
   Formato de arquivo   MP4
   Codificação de vídeo   H.264
   Codificação de áudio   AAC
   Tempo máximo de gravação contínua   20 minutos
   Microfone   Estéreo
   Alto-falante   Mono
   Armazenamento
   Cartões de memória suportados   Micro SD/Micro SDHC/Micro SDXC UHS-1
   Conectividade
   USB   USB 2.0 (480 Mbps)
   HDMI   Sim (Micro HDMI)
   Entrada para microfone externo   Não
   Entrada para fone de ouvido   Não
   Wi-Fi   Sim (embutido)
   Detalhes da conectividade sem fio   802.11 b/g/n
   NFC   Sim (embutido)
   Controle remoto   Sim (via smartphone ou tablet)
   Parte Física
   Selagem contra intempéries   Não
   Alimentação   Bateria
   Tipo de bateria   Bateria B740 recarregável de íons de lítio
   Duração da bateria (padrão CIPA)   370 fotos (185 minutos)
   Peso   230g (sem lente e bateria)
   Dimensões   117mm (L) x 66mm (A) x 39mm (P)
   Temperatura de operação   0 a 40ºC, com unidade de 5 a 85%
   Outros Recursos
   Sensor de orientação   Sim
   GPS   Não

Fonte das informações: DPReview / Testes Pessoais


CONCLUSÃO

A Samsung NX3000 é, sem dúvida, uma câmera incrível. Seu custo-benefício, atualmente, é inigualável. Sua qualidade de imagem é excelente. É leve, pequena, bonita e tem uma pegada muito boa. Fora os pequenos contras - que para alguns usuários pode nem importar tanto - só tenho a falar bem desta câmera.

Super indico ela, tanto para iniciantes que querem uma câmera versátil e com ótima qualidade de imagem sem gastar muito, quanto para os mais avançados que procuram uma opção de câmera leve, pequena e barata, sem comprometer a qualidade de imagem.

CLIQUE AQUI para comprar a Samsung NX3000 e ajudar o blog! ;)

Até a próxima!