domingo, 4 de novembro de 2012

Mural dos Leitores

Ultimamente venho recebendo muitos pedidos para a criação de um espaço reservado a postagem de fotos dos leitores. A princípio, pensei em criar um sistema dentro do próprio blog, mas além de dar certo trabalho, também seria necessário um servidor dedicado com grande capacidade de armazenamento, para hospedar todas as fotos que seriam enviadas.


Para simplificar as coisas, optei por criar um grupo no Facebook com este objetivo. Além de ser de graça e ter espaço ilimitado de armazenamento para fotos e vídeos, também tem uma inferface muito simples e familiar para todos que já estão acostumados a usar esta rede social.

Para participar do grupo e começar a postar suas fotos, basta acessá-lo clicando no link abaixo ou no símbolo do Facebook escrito "Mural", dentro da seção "Blog nas Redes Socias" no menu lateral do blog. Será necessária a aprovação no grupo antes de poder participar, mas qualquer membro que já participa do grupo tem autorização para fazer isso.

Mural dos Leitores - Clique Aqui Para Acessar

O espaço foi criado especialmente para os leitores do blog. Todos podem postar suas fotos, comentários, sugestões, ideias e dúvidas. Críticas também podem ser bem vindas, desde que exclusivamente construtivas. A única coisa que eu peço, é para todos manterem o respeito entre si. Não critique o trabalho alheio sem motivos ou argumentos, assim como você não gostaria de ser criticado.

Sempre que possível, quando for postar fotos, especifique o máximo de detalhes técnicos que puder na descrição, como marca e modelo da câmera e da lente, distância focal, abertura do diafragma, velocidade do obturador, sensibilidade ISO, se usou flash ou não, e tudo mais que quiser acrescentar. O compartilhamento destes detalhes ajuda a enriquecer o conhecimento dos outros.

Exemplo de Postagem:

Câmera: Nikon D3100
Lente: Nikkor AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX ED VR
Distância Focal: 50mm
Abertura do Diafragma: f/8
Velocidade do Obturador: 1/125
Sensibilidade ISO: 400
Flash: Utilizado
Tipo do Flash: Externo - Nikon Speedlight SB-700
Uso do Flash: Modo TTL - Rebatido no Teto Branco
Detalhes Adicionais: A foto original ficou um pouco escura e com o balanço de brancos errado. Sorte que fotografei em RAW, assim pude corrigir estes pequenos erros no Lightroom.

Me desculpem novamente pela demora em dar continuidade as aulas. É sempre muito difícil eu conseguir um tempo livre longo o suficiente para poder me concentrar exclusivamente em escrevê-las, mas a próxima deve sair em breve. Enquanto isso, aproveitem para postar muitas fotos no mural e trocar comentários com os outros leitores do blog.

Até a próxima aula!